Pular para o conteúdo principal

Alimentos x saúde gástrica

Já foi provado que a alimentação pode provocar danos ao organismo de diversos tipos. O estômago é um dos principais órgãos prejudicados pela dieta ruim, uma vez que ele é que recebe por primeiro tudo o que comemos. Por isso vale a pena conferir as dicas abaixo!


Alimentos prejudiciais a saúde gástrica:



CARNE PROCESSADA - presunto, bacon, peito de peru e salsicha, são alguns dos tipos de carne que contém nitritos e nitratos, substâncias que no estômago se tornam nitrosamina. Este composto químico é mutagênico e afeta as células estomacais, o que o torna potencialmente danoso.



MUITO SAL - de acordo com o Cancer Research UK (Londres), o risco de desenvolver câncer de estômago é 68% maior em pessoas que consomem mais de 6 g de sal por dia. Ainda não se sabe ao certo a relação doença-sal, mas é possível que cause uma piora pela infecção de H.Pylori, bactéria que se aloja no estômago e 6 vezes a chance de ter a doença. Além disso existem as outras condições que estão associadas ao consumo excessivo de sal, como hipertensão, problemas cardiovasculares e problemas renais.



ALIMENTOS EM CONSERVA - para se manterem bons para consumo por muito tempo contém alto teor de sódio em sua composição, contribuindo para os danos no sistema gástrico, quando consumidos em excesso.



BATATA FRITA - no processo  da fritura em altas temperaturas, acaba liberando acrilamida, que em quantidades elevadas é tóxica para o DNA.



Dica do Espaço: tenha uma dieta saudável e balanceada, se for consumir estes alimentos procure não fazê-lo em excesso. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientação para dieta por sonda

O que é nutrição enteral ou dieta por sonda nasoenteral? É uma dieta especificamente elaborada, fornecida através de uma sonda para facilitar o transporte do alimento até o estômago ou intestino. Quando utilizar a sonda para se alimentar? Quando a pessoa não deve ou não pode ingerir sua dieta pela boca, como por exemplo em cirurgias da região de cabeça e pescoço, estômago, etc..também é recomendada quando a pessoa não consegue atingir a necessidade nutricional do seu organismo com a alimentação via oral. Por quanto tempo devo permanecer com a sonda? Não existe tempo certo para a permanência da sonda, quem determina a retirada é a equipe multiprofissional baseada na evolução clínica do paciente. http://www.sbccp.org.br/sua-saude/perguntas-e-respostas/nutricao-em-cirurgia-de-cabeca-e-pescoco/orientacao-de-nutricao-em-geral/

TIPOS DE DIETAS

Cuidados na alta hospitalar

O cuidado com a higiene nas administração das dietas enterais, é essencial para evitar contaminação e mal estar do paciente na alta hospitalar. Confira as dicas: *verificar a data de validade do produto *higienizar a embalagem da dieta com água, sabão e álcool 70% *agitar antes de utilizar *deixar sempre a temperatura ambiente, salvo dias de muito calor, onde podem ser armazenadas na geladeira *depois de aberta a dieta deve ficar sob refrigeração no máximo por 24 horas, sendo retirada para ofertar ao paciente sempre 1 hora antes *lavar as mãos com água e sabão e secar com papel toalha antes da administração *elevar a cabeceira da cama do paciente em 15 cm durante a administração *antes de iniciar a dieta lavar a sonda com seringa de 20 ml usando água *administrar a dieta conforme gotejamento da prescrição médica e da nutricionista *após término da dieta, lavar novamente a sonda com seringa de 20 ml com água. Também lavar após uso de qualque...